Será abordada a construção de um
componente utilizando .NET Framework 4.0 e dois SDKs para a rede social
Twitter. O objetivo é entender como podemos desenvolver um componente de forma
a abstrair os conceitos da rede social, independentemente do SDK utilizado.
Para isso utilizaremos a última versão do Unity, da Enterprise Library, para
desacoplarmos qualquer dependência do componente com os SDKs. Também veremos
como criar uma aplicação cliente simples, feita em WPF, que fica na Área de
Notificação do Windows 7.
Para
que serve
Para agilizar ou integrar recursos
providos de um site de rede social que fornece uma API com estes serviços. A
simplicidade de algumas redes sociais surpreendentemente amplia a possibilidade
de uso por diversas áreas de ação pessoal e corporativa e ferramentas que
aperfeiçoam o seu uso, e seguramente serão pré-requisitos para diversos
sistemas no futuro.
Em que
situação o tema é útil
Quando se quer construir uma ferramenta
que utiliza ou produza informações publicadas ou publicáveis em uma rede social
é imprescindível tanto usufruir de informações sobre SDKs disponíveis, uma vez
que o desenvolvimento é simplificado e muito mais rápido que o acesso direto às
APIs e a documentação em português muitas vezes é pobre ou inexistente.
Resumo
do DevMan
Na segunda parte do mini-curso aplicaremos o que já fora explicado
anteriormente para criarmos uma biblioteca customizada de serviços de redes sociais.
Criaremos uma estrutura básica para comportar os serviços, e iremos melhorar a
biblioteca aplicando alguns padrões de projetos (também conhecidos como design
patterns). Utilizando o Unity 2.0 (a novíssima versão do container de injeção
de dependência da Enterprise Library) veremos como podemos deixar a biblioteca
flexível quanto ao SDK. Finalmente, criaremos uma pequena aplicação cliente
feita em WPF explorando o Extension Manager do Visual Studio 2010 para
utilizarmos um controle capaz de permanecer na Área de Notificação do Windows.
Na primeira parte deste mini-curso mostramos o processo necessário
para utilização da API de duas das mais famosas redes sociais (Twitter e
Flickr) através de algumas opções de SDKs. Obviamente, o número de frameworks e
ferramentas para apoio à integração com redes sociais não param por aí. Na
segunda parte avançaremos criando uma biblioteca de serviços de redes sociais.
Daremos foco no Twitter, utilizando os SDKs já apresentados, contudo, os
conceitos aqui apresentados podem ser utilizados para incrementar a biblioteca
com outras APIs.
Para este mini-curso estamos utilizando, a título de exemplo,
uma empresa fictícia chamada “Dantov Corp.”. Foi criada uma conta de e-mail no GMail
e no Yahoo! para a empresa fictícia, sob a qual criaremos todos os serviços e
também faremos o registro das aplicações em cada uma das redes sociais
abordadas.
Relembrando o padrão
OAuth
O OAuth é um padrão de protocolo aberto, muito utilizado por
redes sociais e suas APIs. Resumidamente, ele permite que o usuário dê acesso a
seus dados privados no site provedor do serviço (como o Twitter, Facebook etc),
a outro site chamado de “consumidor”. Dessa forma, o OAuth pode ser utilizado
para dar níveis de acesso padronizado, sem compartilhar o conteúdo
confidencial. Esse contexto de uso é bastante útil para uso em redes sociais,
pois garante a privacidade dos dados confidenciais do usuário.
Conforme podemos conferir na Figura 1, existe uma sequência de passos para que todo o processo
de autenticação seja completado. Por ser um padrão aberto, o OAuth é utilizado
por várias outras APIs das principais redes sociais. Com ele não é necessário
expor as credenciais dos seus usuários através de possíveis bugs das aplicações
(essa é uma preocupação bastante pertinente, especialmente considerando que
muitas pessoas usam a mesma senha para vários serviços). Outra vantagem é que o
usuário pode trocar a sua senha sem alterar o funcionamento da aplicação
integradora.
Figura 1. Diagrama do fluxo de autenticação do OAuth
Quando falamos de desenvolvimento .NET utilizando o padrão
OAuth, uma das principais bibliotecas utilizadas é o DotNet Open Auth (vide
seção Links, no final do artigo). Ela encapsula todas as funcionalidades
necessárias para realizarmos a autenticação com as APIs das redes sociais,
facilitando o processo.
Nota
No primeiro artigo do
mini-curso vimos como criar as chaves ConsumerKey e ConsumerSecret, base para o
processo de autenticação via OAuth. Os valores utilizados nesse artigo para as
duas chaves são meramente ilustrativos, portanto, será necessário obter suas
próprias chaves para que o exemplo funcione corretamente.
Obtendo os SDKs para o Twitter no CodePlex
Para desenvolvermos os exemplos deste artigo utilizaremos dois
SDKs (do inglês Software Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento de
Software) para o Twitter: O LinqToTwitter e o TweetSharp. Ambos estão
disponíveis para download no CodePlex (vide seção Links, no final do artigo).
Lançado em maio de 2006 o CodePlex é um projeto open source para
armazenamento e compartilhamento de códigos-fonte. O próprio fonte do CodePlex
está disponível como um projeto do portal. Para controle e versionamento dos
fontes dos projetos, o CodePlex utiliza o Team Foundation Server. Ele ainda
conta com uma ferramenta de Wiki e outra de “issue tracking” que fornece os
meios necessários para que outros usuários do CodePlex possam reportar os erros
encontrados para os coordenadores de cada projeto.
Na primeira parte do mini-curso os dois SDKs foram
detalhadamente explicados, portanto, em caso de dúvidas, esta é uma fonte
apropriada para consulta (além, é claro, da documentação disponível no
CodePlex).
Após realizar o download dos SDKs, descompacte o conteúdo em um
diretório qualquer de sua máquina. Para o TweetSharp, precisaremos das DLLs
disponibilizadas no diretório “TweetSharp\TweetSharp-Binaries\.NET 4.0\.NET
Framework 4.0”
a seguir:
Para realizarmos a autenticação do componente com o Twitter via OAuth temos
que utilizar a DLL DotNetOpenAuth, instalando-a no GAC (Global Assembly Cache).
Poderíamos adicionar essa DLL como uma referência no projeto, mas fazendo desta
forma compartilhamos a mesma para todas as aplicações construídas e instaladas
que precisem dessa DLL.
Você pode instalar o
arquivo DotNetOpenAuth.dll usando a ferramenta Gacutil ou arrastando o
DotNetOpenAuth.dll para a pasta apropriada (geralmente,
“c:\Windows\assembly\”). Optando pela ferramenta Gacutil, você pode usar um
comando semelhante ao apresentado a seguir:
gacutil /i "C:\<Diretório>\DotNetOpenAuth.dll"
Onde <Diretório>, é
o diretório onde a DLL DotNetOpenAuth está localizada. O Gacutil está
disponível no prompt de comando em “Iniciar / Todos os Programas / Microsoft
Visual Studio 2020 / Visual Studio Tools / Visual Studio Command Prompt
(2010)”. Para saber mais sobre a ferramenta Gacutil, consulte a seção Links no final do artigo.
Qual o objetivo final do artigo
No decorrer deste artigo criaremos uma biblioteca de serviços
para o Twitter, utilizando os SDKs TweetSharp e LinqToTwitter, apresentados na
primeira parte. Elaboraremos uma estrutura básica da biblioteca, e ao longo do
artigo faremos incrementos no design das classes, utilizando técnicas que
ajudarão a flexibilizar a escolha do SDK. Também veremos como podemos utilizar
o Unity 2.0 para aplicar o conceito de Injeção de Dependência em nossa
biblioteca. Ainda nesse artigo, veremos como criar rapidamente uma aplicação
cliente em WPF capaz de ficar na Área de Notificação do Windows 7.
Oferta válida para todos os planos durante o mês de dezembro
+3 MESES
Grátis
Veja os resultado dos nossos alunos
Conquistas reais de quem está aplicando o método
<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo!
Faça login para ganhar recompensas.
Ou
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.