ITIL

 

Gerenciamento de Serviços de TI

ITIL: Information Technology Infrastructure Library – Trata-se de um conjunto amplo, consistente e coerente de melhores práticas focadas no gerenciamento de serviços em TI, não é um padrão mas sim um guia (framework), criado em 1980 pelo CCTA(Central Computer and Telecommunications Agency) e Transferido ao OGC(Office of Governmant Comerce) do governo britânico.

 

itSMF-  Information Technology Service Manage Forum, é um fórum de conhecimentos do ITIL.

 

Atualmente o ITIL vem ganhando notoriedade mundial na indústria de TI como base para o sucesso do gerenciamento do serviço de TI. O conceito que o ITIL prega é que toda organização poderá adotar as práticas do ITIL e adaptá-las às suas necessidades.

 

Nos dias atuais, é crescente a preocupação em gerenciar cada vez mais e melhor a informação dentro das organizações devido ao seu atual caráter estratégico. Daí a importância da adoção de uma Gerência de Serviços de Tecnologia da Informação buscando maior controle e qualidade dos serviços, bem como manter o alinhamento da TI com as necessidades do negócio.

 

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Framework do ITIL (retried of book Introductory Overview of ITIL)

 

A seguir uma breve descrição das sete áreas apresentadas:

 

Entrega de Serviço (Service Delivery): Aborda os processos voltados ao planejamento e entrega dos serviços TI com qualidade, bem como a busca de melhoria contínua;

 

Suporte a Serviços (Service Support): Aborda os processos voltados às necessidades diárias de suporte e manutenção dos serviços de TI;

 

Gerenciamento da Infra-estrutura (IICT Infrastruture Management): Aborda todos os aspectos da Infra-estrutura desde a identificação dos requisitos dos requisitos do negócio até a otimização dos componentes e serviços de TI;

 

Planejamento para implementar o  Gerenciamento de Serviço (Planning to Implement Service Manegement): Aborda os processos envolvidos no planejamento, implementação e melhora do processo de gerenciamento de serviços, além  de cuidar dos aspectos de mudança organizacional  e cultural;

 

Gerenciamento de Aplicações (Application Management): Aborda como gerenciar aplicações de forma que o negócio obtenha um melhor retorno do seu investimento;

 

A Perspectiva do Negocio (The business Management): Ajuda a Equipe de TI a entender como eles podem contribuir para os objetivos do negócio;

 

Gerenciamento da Segurança(Security Management): Aborda o planejamento e o gerenciamento do nível  de segurança para informações e serviços de TI.