Do que trata o artigo

Este artigo vem introduzir a solução de pagamento eletrônico PagSeguro e tem como principal objetivo apresentar os controles de integração para ASP.NET. Além da apresentação dos controles será também apresentado o servidor de testes para ambiente Windows. No decorrer do artigo, uma loja virtual de exemplo será criada para demonstrar o uso dos componentes apresentados.

Para que serve

O uso do PagSeguro como meio de pagamento para o seu e-commerce torna mais fácil a disponibilização de diversas formas de pagamento para o seu cliente dispensando assim a necessidade de contrato com operadoras de cartão de crédito, ou com instituições financeiras para emissão de boletos de cobrança.

Em que situação o tema é útil

O uso dos componentes de integração com o PagSeguro irá lhe poupar tempo na hora de disponibilizar diversos meios de pagamento, inclusive com possibilidade de parcelamento, de forma segura para o consumidor final do seu e-commerce. Já o uso do servidor de testes irá lhe permitir testar essa integração em um ambiente com comportamento semelhante ao ambiente produtivo.

Resumo do DevMan

Neste artigo conheceremos a solução de intermediação de pagamentos on-line PagSeguro, e acompanharemos a criação de uma loja virtual simples com carrinho de compras que, através do uso dos controles ASP.NET será integrada a este serviço com um mínimo de esforço e então testada juntamente com um servidor de testes que simula o real funcionamento do ambiente produtivo.

Ao concebermos um e-commerce, as questões mais comuns são: Como o meu cliente poderá fazer o pagamento da compra dele?; Com quais empresas terei que entrar em contato para que eu possa fornecer os cartões X, Y e Z como forma de pagamento?; E para boletos, qual o procedimento?; E com relação à segurança, quais passos devo seguir? Essas, e quem sabe muitas outras questões são bastante pertinentes visto que estaremos lidando com informações que requerem muito cuidado como, por exemplo, números de cartões de crédito.

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelo desenvolvedor e visando facilitar todo o processo de venda pela internet, uma nova solução de intermediação de pagamentos foi lançada. O PagSeguro, uma solução de intermediação de pagamentos via internet, permite que todo o processo burocrático da compra, ou seja, o procedimento de pagamento (seja ele por cartão de crédito, boleto bancário ou débito direto em conta corrente) se torne a menor preocupação para o desenvolvedor de modo que ele possa investir mais tempo no desenvolvimento da sua loja on-line.

Tipos de conta no PagSeguro

Para utilizar o PagSeguro como ferramenta de intermediação de pagamento é muito simples, basta apenas ter algo que para nós é vital: um endereço de e-mail. O vendedor deve efetuar o cadastro no site do PagSeguro e escolher uma das duas entre as três opções de tipo de conta oferecidas. A Tabela 1 descreve os tipos de conta oferecidos e o que é possível realizar com cada uma delas.

Tabela 1. Operações permitidas por Tipos de Conta no PagSeguro. Fonte: http://www.pagseguro.com.br

Para pessoas físicas o ideal é criar uma conta Vendedor, pois não necessita de CNPJ e permite realizar todas as operações necessárias para o e-commerce. Caso o vendedor seja uma empresa é indicado que seja utilizada a conta Empresarial.

Nota

A disputa é uma forma de entrar em acordo com o vendedor quando o pedido não foi recebido ou quando a mercadoria adquirida foi entregue com problemas. O PagSeguro garante a devolução do seu dinheiro para disputas abertas até 14 dias após a confirmação do pagamento.

Para concluir as informações necessárias para a abertura de uma conta no PagSeguro, é importante comentar que são cobradas taxas percentuais para cada transação efetuada em sua loja usando o serviço de intermediação de pagamento. Mais informações sobre essas taxas podem ser obtidas no site do PagSeguro.

O processo de venda

Para efetuar uma venda através do PagSeguro é necessário que uma requisição POST seja enviada ao serviço com um conjunto bem definido de chaves as quais discriminam informações como e-mail do vendedor, descrição dos itens que compõem a venda, valores dos itens, tipo de frete a ser praticado, entre outras informações. Neste momento, o cliente é redirecionado ao sistema do PagSeguro onde com conforto e segurança escolherá a forma de pagamento que melhor lhe convêm. Ao final do processo o cliente é redirecionado de volta à loja. A Figura 1 ilustra bem o procedimento em questão.

Figura 1. Processo de venda com o PagSeguro. Fonte: http://www.pagseguro.com.br

O retorno automático

É muito importante que o cliente seja notificado quanto ao andamento do processo da sua compra. Com relação ao processo de pagamento, o PagSeguro se encarrega de notificar a loja, através de uma chamada assíncrona, o status do pagamento do cliente, dessa forma a cada mudança no status do pagamento do cliente, o sistema é notificado de que o pagamento da compra XYZ está sob análise, aguardando pagamento ou foi concluído. No decorrer do artigo será detalhado e exemplificado o uso do retorno automático acompanhando todo este processo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo