Este artigo mostra como criar coleções dinâmicas com o PivotViewer, o novo controle do Silverlight que permite realizar pesquisas no estilo Pivot, com a utilização de imagens e usando o famoso recurso de DeepZoom. Mostra também como criar coleções a partir de fontes de dados externas, como por exemplo, um banco de dados do SQL Server.
Este artigo mostra como criar coleções
dinâmicas com o PivotViewer, o novo controle do Silverlight que permite
realizar pesquisas no estilo Pivot, com a utilização de imagens e usando o
famoso recurso de DeepZoom. Mostra também como criar coleções a partir de
fontes de dados externas, como por exemplo, um banco de dados do SQL Server.
Para
que serve
Se o leitor já conhece o Pivot Viewer e
já sabe fazer coleções estáticas com a ajuda do plug-in do Excel (ver artigo
introdutório sobre o Pivot Viewer na edição 79), esta é uma ótima oportunidade
para aprender como criar coleções dinâmicas, em diversas fontes de dados.
Em que
situação o tema é útil
Esse tema é especialmente útil para
desenvolver aplicações que oferecem recursos de pesquisa e análise avançadas em
bases de dados. Com ele as aplicações analíticas ganham uma enorme qualidade
visual e de interação com o usuário.
Resumo
do DevMan
O PivotViewer é uma das
grandes novidades do momento, no que se diz respeito ao desenvolvimento de
aplicações com alta interatividade do usuário. Esse controle do Silverlight
permite criar coleções de dados que possam ser manipuladas visualmente. É
basicamente uma evolução das ferramentas de consulta OLAP, como as tabelas
dinâmicas do próprio Excel. Este artigo mostra a criação de coleções dinâmicas
e a apresentação com o PivotViewer do Silverlight. É possível criar coleções de
qualquer fonte de dados externa, basta ter uma imagem de exibição para cada
item e dados para categorizá-los.
Na edição de
número 79 da .NET Magazine, foi publicado um artigo introdutório sobre o
controle PivotViewer do Silverlight. Se o leitor ainda não conhece esse novo
controle do Silverlight, sugiro fortemente a leitura do artigo da edição 79,
antes de continuar a ler este aqui. Lá são abordados todos os conceitos básicos
do PivotViewer, bem como onde baixar e instalar o controle.
Este artigo
tenta ser bem mais prático, já que toda a teoria que envolve o PivotViewer já
foi bastante explorada no artigo anterior. Só para refrescar a memória, o
funcionamento do controle pode ser visto em http://algorama.selfip.net/Filmoteca
(Figura 1).
Figura 1. Coleção de filmes exibida no PivotViewer
No artigo
anterior a esse, foi demonstrada a criação dessa coleção de filmes e como
exibí-la no PivotViewer. Cada filme dessa coleção é representado por uma
imagem, que é rearranjada dentro do Pivot, de acordo com as mudanças e escolhas
feitas nas categorias (lado esquerdo), ordenação e tipos de exibição (lado
superior direito).
Pode-se ainda
fazer um zoom em qualquer imagem, a fim de visualizá-la por inteiro e consultar
os detalhes de cada filme. Esse recurso de Zoom é realizado através do
DeepZoom, antigo conhecido de aplicações Silverlight.
Nota do Devman
O DeepZoom é uma
implementação para o Silverlight de uma tecnologia da Microsoft chamada
Seadragon. Tanto o Seadragon quanto a ideia por trás do PivotViewer fazem parte
de um programa da Microsoft chamado Microsoft Live Labs.
O DeepZoom permite navegar
facilmente através de uma grande imagem, ou de um conjunto de imagens colocadas
em conjunto. Essa navegação é feita simplesmente arrastando a superfície onde
se encontram as imagens. Além disso, o principal recurso do DeepZoom é a
possibilidade de fazer um Zoom In e um Zoom Out com a ajuda do botão de rolagem
do mouse. Todo o mecanismo de renderização e carga das imagens em memória é
controlado pelo DeepZoom.
O Controle PivotViewer do
Silverlight possibilita as mesmas funcionalidades do DeepZoom nas imagens que
compõem a coleção que está sendo visualizada no controle.
No exemplo da
coleção de Filmes, foi criado o que é chamado de coleção estática (ou coleção
simples). Nesse tipo de coleção é criado manualmente o arquivo XML que contém
todos os dados da collection. Esse arquivo possui a extensão .CXML, um arquivo
no formato XML que define como os itens de uma coleção são organizados.
Na verdade,
não é necessário criar este arquivo “na mão”, mas com a ajuda de um plug-in do
Excel, que permite montar as coleções e gerar os arquivos necessários. Para a
criação de coleções para o PivotViewer, temos três estratégias possíveis, como
você pode ver na Figura 2.
Figura 2. Três tipos de coleções que podemos criar
As Simple
Collections são as que podem ser geradas com a ajuda do Excel, e que na verdade
são chamadas de simples ou estáticas, pois a coleção é previamente criada e só
será atualizada se houver uma intervenção futura.
As Linked Collections
são várias coleções simples conectadas entre si. O controle PivotViewer permite
a chamada de uma coleção a partir de links relacionados aos itens da coleção.
Por fim as
Dynamic Collections, ou coleções dinâmicas, chamada assim porque ela é criada em
tempo de execução. Isso permite gerar coleções por demanda, consultando as mais
diversas fontes de dados.
Enquanto a
Simple Collection é uma ótima solução para a coleção de Filmes, para uma
coleção que precisa estar sempre atualizada, é necessária a utilização de uma
coleção dinâmica. O que será visto nos próximos capítulos deste artigo é a
criação de uma coleção dinâmica que irá expor dados de um banco de dados do SQL
Server.
Álbum de fotos
O exemplo do
artigo mostra no PivotViewer um Álbum de Fotos, que estão armazenadas em um
banco de dados do SQL Server. São utilizados recursos para a criação de
coleções dinâmicas do PivotViewer. O NHibernate cuida do acesso e persistência
no BD. Uma página ASP.NET faz o upload das imagens.
A solução
chamada AlbumFotos contém dois projetos, um chamado AlbumFotos.Dominio e outro
AlbumFotos.Repositorio. Em AlbumFotos.Dominio estão as entidades EntidadeBase e
Foto (Listagem 1).
Listagem 1. EntidadeBase e Foto
namespace AlbumFotos.Dominio.Entidades
{
public class EntidadeBase
{
public long Id { get; set; }
}
public class Foto : EntidadeBase
{
public string Caminho { get; set; }
public short Ano { get; set; }
public string Mes { get; set; }
public string Categoria { get; set; }
public string Evento { get; set; }
public string Cidade { get; set; }
public string Pessoas { get; set; }
public string Observacao { get; set; }
}
} ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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