Revista Engenharia de Software Magazine 42: Agilidade na Medida Certa com FDD

Nesta edição:

  • FDD: agilidade na medida certa

    O artigo apresenta a estrutura e a força da aplicação da metodologia ágil FDD (Feature Driven Development ou Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades) em ambientes que exigem priorização no desenvolvimento de requisitos de Softwares e agilidade em suportar a mudança nos requisitos funcionais do produto em desenvolvimento.

  • Scrum e MPS.BR: Um caso prático do uso em conjunto destas abordagens

    O artigo é o relato de experiência, englobando quatro anos de investimento de uma empresa nacional de desenvolvimento de software na implantação de técnicas de Engenharia de Software, com destaque para a automação de testes, e de uma metodologia de desenvolvimento iterativo baseada no Scrum e avaliada pelo modelo MPS.BR.

  • Fatores que influenciam a melhoria de processos

    O objetivo do artigo é apresentar como ocorreu a primeira implementação e avaliação de uma iniciativa de programa de Melhoria de Processo de Software no Estado do Amazonas, assim como apresentar os principais Fatores Críticos de Sucesso que influenciaram esta iniciativa pioneira no Estado.

  • Qualidade de software: uma visão geral

    Este artigo apresenta as principais questões sobre o conceito de qualidade aplicado na indústria de software. Com isso, pretende-se mostrar que existem outras formas de se enxergar qualidade além do próprio CMMI e MPS.BR.

  • Testes exploratórios: Teoria e Prática

    A atividade de teste de software é um dos meios utilizados para garantir a qualidade do sistema, evitando assim surpresas desagradáveis em relação ao resultado final da aplicação.

  • Análise de pontos de função na prática

    Este artigo vem para desmistificar o processo de medição de software através do uso de APF (Análise por pontos de função), tratando o assunto de forma objetiva e prática, trazendo à tona os seus benefícios e esclarecendo pontos chave para o sucesso no seu uso.

  • Boas práticas para escrita de métodos, funções e procedimentos – Parte 4

    Este artigo aborda o tema Código Limpo com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar a qualidade do código-fonte de suas aplicações.