Revista Engenharia de Software Magazine 54

Nesta edição:

  • Mitos ágeis

    Este artigo aborda uma aplicação prática de Governança Ágil no contexto de uma instituição governamental brasileira, através de um estudo de caso que utiliza o MAnGve como ferramenta para alcançar este fim.

  • Scrum e o Papel do ScrumMaster

    Este artigo demonstrar como pode ser útil e vantajoso o uso de um ScrumMaster experiente e com conhecimentos adquiridos para compartilhamento com o Time Scrum.

  • Gestão Ágil de Projetos com RUP e Scrum

    Este artigo apresenta uma abordagem comparativa entre RUP e SCRUM, tentando mostrar como é possível adotar o RUP aplicado ao desenvolvimento ágil de projetos, mesclando os dois frameworks para obter os benefícios de cada abordagem.

  • Orientação a aspectos

    Este artigo apresenta através de um estudo de caso como podemos proceder para lidar com interesses transversais em requisitos de software.

  • Conhecendo os testes exploratórios – Parte 2

    Este artigo apresenta o método de gestão de testes exploratórios chamado SBTM (Gerenciamento de Testes Baseado em Sessões). Além disso, são elencadas as principais ferramentas de apoio à execução e gestão de testes exploratórios.

  • Avaliando o gerenciamento de arquivos binários

    Este artigo apresenta um estudo de análise de desempenho que tem por objetivo auxiliar a tomada de decisão na escolha de um sistema de controle de versão distribuído (SCVd) quanto à eficiência utilizando arquivos binários.