Revista Java Magazine 103

Nesta edição:

  • Persistência com Spring Data JPA

    O artigo apresenta o projeto Spring Data JPA, lançado em 2011 e construído com base nos conceitos do padrão de projeto Repository, o que torna a programação do código de persistência muito mais simples e ágil.

  • Big Data na plataforma Java

    Neste artigo apresentaremos uma visão conceitual sobre o que é big data, onde se originou, seus motivadores e principais usuários. Demonstraremos também modelos de programação como o MapReduce, assim como ferramentas Java para lidar com big data.

  • Os caminhos da produtividade

    O artigo apresenta algumas tecnologias que podem trazer produtividade ao desenvolvimento. São comparadas e discutidas as principais ferramentas RAD do mercado, assim como diferentes linguagens para a JVM.

  • Entendendo e otimizando o Garbage Collection – Parte 2

    O artigo apresenta o funcionamento dos collectors das JVMs Oracle JRockit, IBM Virtual Machine for Java, as que implementam a JSR-1 e Dalvik.

  • Web Services em Java com JAX-WS

    Este artigo trata da utilização da especificação JAX-WS 2.0 de forma prática, através da criação e consumo de web services, com o objetivo de demonstrar como podemos integrar sistemas independente de linguagem e plataforma.

  • JPA/Hibernate ou NoSQL, qual utilizar?

    O artigo traz uma análise entre as vantagens e desvantagens da utilização da especificação ORM com JPA e Hibernate e o uso de bancos de dados não relacionais (NoSQL) para o desenvolvimento de aplicações Java.

  • Coding Dojo

    Conceitos teóricos e práticos para a criação de um ambiente propício para que ideias, conhecimentos e experiências possam ser compartilhados e assimilados por uma equipe de desenvolvedores de software.

  • Concorrência e os tipos atômicos

    O artigo apresenta como instruções simples e compactas podem não ser thread-safe e as opções que temos, dependendo do cenário, para resolver este problema: o uso dos locks ou dos tipos atômicos.