msdn25_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

POO com Object DataSource

 

O ASP.NET 2.0 introduziu um novo e importante conceito de acesso a fontes de dados, o que chamamos de Data Sources. Um Data Source é uma entidade que centraliza todo o acesso a dados no ASP.NET, facilitando a vinculação com controles de tela e reduzindo drasticamente o código necessário para criar a funcionalidade da página, como veremos neste artigo.

O ASP.NET 2.0 oferece alguns Data Sources padrão, como o AccessDataSource, DataSetDataSource, SqlDataSource e ObjectDataSource, este último tema deste artigo. Nada impede que você crie seu próprio DataSource, bastando para isso criar uma classe que implemente a interface IDataSource.

Este artigo é um tutorial passo a passo que vai mostrar como criar uma aplicação Web que faça uso desse novo modelo de acesso a dados, onde aproveitarei para apresentar alguns novos recursos do ASP.NET 2.0 e do Visual Studio 2005. Caso queira, você também pode utilizar o Visual Web Developer 2005 Express para criar este exemplo.

Criando a aplicação

No Visual Studio 2005, clique em File>New Web Site. Escolha a opção ASP.NET Web Site, para Location mantenha File System, defina o Location como “c:\MSDN” e em Language escolha Visual C# (Figura 1). Clique em OK para confirmar a criação do Web Site.

 

image002.jpg

Figura 1. Criando a aplicação ASP.NET no Visual Studio 2005

Criando a classe de negócio

Dê um clique de direita sobre o nome do projeto no Solution Explorer e escolha a opção Add New Item. Na janela que abrirá, escolha a opção Class, dando o nome de “Produtos” para a nova classe (Figura 2). Confirme clicando em Add.

 

image004.jpg

Figura 2. Criando uma classe

Implemente a nova classe como mostrado na Listagem 1.

 

Listagem 1. Código da classe Produtos

using System;

using System.Data;

using System.Configuration;

using System.Web;

using System.Web.Security;

using System.Web.UI;

using System.Web.UI.WebControls;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo