msdn27_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Visual Studio 2005

Novidades do IDE para aumentar a produtividade

Andrey Sanches e Alexandre Tarifa

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·        Novos recursos do IDE do Visual Studio 2005;

·        Refactoring;

·        Code Snippets, Auto Correct, melhorias no Debugger e IntelliSense.

·        Visual Studio 2005.

 

Em novembro de 2005, a Microsoft anunciou oficialmente o lançamento da nova ferramenta para desenvolvimento de softwares baseados na tecnologia .NET, o Visual Studio .NET 2005. Com muitos novos recursos, a ferramenta visa aumentar ainda mais a produtividade no desenvolvimento de aplicações. Neste artigo vamos apresentar e mostrar em detalhes algumas das principais novidades da ferramenta, incluindo melhorias no IDE, Debugger, Refactoring, IntelliSense, Code Snippets, Auto Correct e muito mais!

Editar e Continuar

Quem trabalhou com o Visual Basic 6.0 deve lembrar do “Edit and Continue”, recurso que permitia a edição do código em tempo de execução sem precisar reiniciar o processo de compilação, principalmente quando o aplicativo era interrompido por um erro em modo de depuração. No Visual Studio .NET 2003 esse recurso teve que ser modificado por características do .NET Framework 1.1, justamente pelo modelo de compilação.

No Visual Studio .NET 2005 essa restrição não existe e agora já é possível utilizar esse recurso para editar códigos em runtime, sem afetar a execução do sistema em modo de depuração. Para testar esse recurso, coloque um breakpoint em seu código e execute o programa. Quando o Visual Studio .NET 2005 interromper e parar no local indicado pelo breakpoint, modifique algo no seu código, altere o nome de uma variável ou até mesmo incremente algo. Continue debugando e veja que o compilador entenderá as novas modificações e executará conforme codificado!

Refactoring

Desde o Visual Studio .NET 2003 os desenvolvedores já esperavam ferramentas para refactoring de código. Naquela época, ainda era possível utilizar algumas ferramentas de terceiros que podiam ser acopladas (na forma de add-ins) ao Visual Studio para usufruir desses recursos. Basicamente, uma ferramenta para refactoring tem a função de ajustar o código, propondo melhorias na qualidade sem afetar o funcionamento principal do mesmo. Isso quer dizer que, de tempos em tempos, é aconselhável fazer o refactoring no código a fim de encontrar pequenas melhorias a serem feitas e sempre cuidar para que os códigos não fiquem extensos, repetitivos ou até mesmo incoerentes para o propósito inicial.

No Visual Studio .NET 2005 a ferramenta de refactoring para o C# já é nativa, já para o Visual Basic .NET é necessário fazer o download. É importante lembrar que ambas têm basicamente os mesmos recursos, apesar da versão para VB.NET ter recursos visuais um pouco mais aprimorados. Neste artigo vamos demonstrar em ação a ferramenta de refactoring para o Visual Basic .NET, que pode ser baixado gratuitamente em msdn.microsoft.com/vbasic/downloads/tools/refactor.

Extract Method – ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo