msdn31_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Criando aplicações Web com Firebird, Visual Studio 2005 e ASP.NET 2.0

Guinther Pauli e Luciano Pimenta

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·        O que é Firebird;

·        Instalação, configuração e gerenciamento do Firebird;

·        Criação de um banco de dados;

·        Firebird .NET Provider;

·        ObjectDataSources.

ASP.NET 2.0, Visual Studio .NET 2005, Firebird 1.5, C#.

 

Um banco de dados open source bastante utilizado pela comunidade de desenvolvedores se chama Firebird. Possui configuração simples, é de fácil administração e pode ser utilizado em vários tipos de aplicações, como client/server, multicamadas e Web. Neste artigo, veremos como usar o Firebird com o Visual Studio 2005, em uma aplicação ASP.NET e C#. Você aprenderá a instalar o banco, instalar o provider ADO.NET para o Visual Studio 2005 e realizar tarefas simples de cadastro. Antes de começar, vamos conhecer um pouco o Firebird.

Firebird

Em 2002, a Borland, desenvolvedora do InterBase (outro servidor de banco de dados) liberou o código-fonte do seu produto para a comunidade. Alguns desenvolvedores e ex-funcionários criaram uma fundação com o objetivo de transformar e otimizar esse código-fonte. Assim nasceu o Firebird 1.0, totalmente gratuito e com código-fonte liberado. Atualmente, o banco está em sua versão 1.5, com a projeção de ainda nesse ano ser lançada a versão 2.0.

As principais características do banco são: suporte a Stored Procedures e Triggers, transações, integridade referencial, suporte para funções definidas pelo usuário (UDFs), manutenção e configuração fácil (sem a necessidade de DBA especializado), versão embedded, onde o banco pode rodar sem instalação, “embutido” na aplicação (uma camada), diversas formas de acesso ao banco de dados: nativo/API, ODBC, OLEDB, .NET Provider e suporte nativo para vários sistemas operacionais, como: Windows, Linux, Solaris, MacOS.

Download e Instalação

Para baixar a versão mais recente, vá até o endereço: www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=engine. Nesse mesmo link, você encontra documentação, todas as versões do banco para os diversos sistemas operacionais suportados, como também alguns releases. Usaremos a versão mais atual (Firebird-1.5.3.4870-0-Win32.exe), até o fechamento deste artigo. A instalação é simples, bastando executar o instalador e seguir os passos. Finalizada essa etapa, você pode escolher rodar o Firebird como um serviço ou aplicação.

Para baixar o provider do Firebird para ADO.NET, acesse o endereço: www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=netprovider. Existem versões para o .NET Framework 1.1 (e Mono) e 2.0, com código-fonte e documentação. Neste artigo usaremos a versão 2.0 do provider. Sua instalação também é bastante simples.

Gerenciamento

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo