msdn32_capa.jpg

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

 

SQL Reporting Services 2005

 

Dificuldades com relatórios? Você passa a maior parte do seu tempo criando relatórios chatos e que ninguém usa? Perdendo tempo com Selects? Seus problemas acabaram! Com o SQL Reporting Services 2005, você cria relatórios com uma mão nas costas!

Brincadeiras a parte, este artigo mostrará como criar relatórios simples e complexos, para Windows ou para Web, nessa que promete ser a principal ferramenta de relatórios do desenvolvedor Microsoft.

Report Server Project

Vamos começar criando um projeto de relatórios no Visual Studio 2005. Antes de começar, é importante salientar que para realizar os exemplos demonstrados aqui é necessário ter instalados além do Visual Studio 2005, o SQL Server 2005 juntamente com o SQL Reporting Services 2005.

Abra o Visual Studio e acesse o menu File>New Project. Como mostra a Figura 1, na opção Business Intelligence Projects, escolha o template Report Server Project Wizard.

 

image002.jpg

Figura 1. Novo projeto do tipo Report Server Project Wizard

Quando temos um SQL Server 2005 com o Reporting Services instalado na mesma máquina do Visual Studio, os templates de projetos de relatórios estarão disponíveis (é necessário escolher a opção Business Intelligence Development Studio, quando da instalação dos Tools do SQL Server 2005).

Para começar com um exemplo simples e didático utilizaremos o wizard para nos ajudar. Em Name informe “ReportProjectMSDN” e clique em OK.

Criando o relatório

Veja que o wizard já foi iniciado, sendo que a primeira janela é apenas um resumo do que iremos fazer nesse assistente. Vamos: definir um DataSource para recuperar os dados do relatório, desenhar a Query que será executada no DataSource, escolher o tipo do relatório, especificar o Layout desse e finalmente a formatação do mesmo. Clique em Next para iniciar a criação do nosso primeiro relatório.

Data Source

A primeira etapa do wizard é a definição do DataSource. Como é de costume, nos exemplos deste artigo utilizaremos o banco Northwind, velho conhecido.

 

Onde encontrar o Database Northwind?

A Microsoft disponibiliza o download do Northwind para SQL Server, no seguinte link:

...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo