msdn33_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Migrando para o SQL Server 2005
Por Nilton Pinheiro

Com a chegada do SQL Server 2005 muitos desenvolvedores têm perguntado sobre quais são as novidades e principalmente como será o processo de migração para o SQL Server 2005. Na verdade, as novidades são tantas que existem livros específicos tratando apenas desse assunto. Uma referência pode ser vista na seção Links.

No entanto, para o desenvolvedor uma das principais novidades é a integração do SQL Server 2005 com o .NET Framework. Essa integração permitirá ao desenvolvedor escrever Stored Procedures, funções e Triggers usando sua linguagem de programação .NET preferida, como por exemplo, Visual Basic, C# ou Visual C++. O whitepaper Using CLR Integration in SQL Server 2005 (msdn.microsoft.com/sql/default.aspx?pull=/library/en-us/dnsql90/html/sqlclrguidance.asp) é uma excelente fonte de documentação sobre esse assunto.

Quanto ao processo de migração, esse deve ser avaliado sobre dois pontos de vista: do banco de dados e da aplicação. Isso por que a migração do banco de dados do SQL Server 7.0/2000 para o SQL Server 2005 pode ser realizada de três formas bastante simples. Mas a grande pergunta é: será que a aplicação continuará funcionando após a migração do banco de dados? Do ponto de vista do banco de dados a migração para o SQL Server 2005 é bastante simples e pode ser realizada utilizando-se um dos três métodos:

·        Backup/Restore: sem dúvida o método mais seguro. Apenas exige a realização de um backup do banco de dados no SQL Server 7.0/2000 e um restore no SQL Server 2005;

·        Attach/Detach: esse método requer que você execute as Stored Procedure de sistema sp_detach_db, para desatachar o banco de dados do SQL Server 7.0/2000, copie os arquivo de dados (.mdf) e log (.ldf) para o servidor SQL Server 2005 e depois execute a SP sp_attach_db para atachar o banco de dados no SQL Server 2005;

·        Copy Database Wizard: é um utilitário do SQL Server 2005 que permite copiar ou mover bancos de dados entre servidores. Com ele também é muito fácil migrar um banco de dados do SQL Server 7.0/2000 para o SQL Server 2005.

Para bancos de dados do SQL Server 6.5 ou versões anteriores, a migração requer um pouco mais de trabalho. Essa deve ser feita utilizando a ferramenta Import/Export Wizard ou ainda através do utilitário bcp (bulk copy program), exportando os dados para um arquivo texto e posteriormente importando esses dados para um banco de dados do SQL Server 2005.

Do ponto de vista da aplicação, o processo pode ser um pouco mais complicado. Isso porque, devido às grandes implementações e mudanças realizadas no SQL Server 2005 (isso inclui adição e remoção de features), nada garante que sua aplicação continuará funcionando ou não.

A verdade é que para as aplicações mais antigas, a simples migração do banco de dados para o SQL Server 2005 pode fazer a aplicação simplesmente parar de funcionar.

É exatamente nesse ponto que o artigo de hoje estará focando. Neste artigo apresentarei a ferramenta SQL Server 2005 Upgrade Advisor, desenvolvida pela Microsoft para auxiliar os desenvolvedores na migração de suas aplicações e bancos de dados para o SQL Server 2005.

 

Nota: Veja na seção Links o endereço para baixar a ferramenta.

 

Também mostrarei como você poderá migrar seus bancos de dados para o SQL Server 2005 e ainda manter a compatibilidade desses com o SQL Server 7.0 ou 2000, o que poderá garantir o funcionamento de sua aplicação até a total adaptação da mesma para o SQL Server 2005.

Instalando o Upgrade Advisor

A instalação da ferramenta é muito simples, ela segue o padrão NNF (Next, Next, Finish) e pode ser instalada em qualquer computador com Windows 2000 SP 4 ou superior. No entanto, um requisito para sua instalação é que o computador também tenha instalado o.NET Framework 2.0 ou superior. O link para o download do.NET Framework 2.0 está disponível na seção Links.

A ferramenta Upgrade Advisor

Como eu disse anteriormente, as mudanças no SQL Server 2005 são significativas. Muitas features foram adicionadas ou alteradas e muitas que funcionam com o SQL Server 7.0/2000 deixarão de funcionar após a migração e conversão do banco de dados para o SQL Server 2005.

Pensando em facilitar a vida dos DBAs e principalmente do desenvolvedor, a Microsoft criou a ferramenta Upgrade Advisor, que permite analisar a aplicação ou banco de dados e verificar como está a compatibilidade com o SQL Server 2005.

Na prática a ferramenta faz uma varredura no banco de dados procurando por instruções T-SQL, comandos, Stored Procedures e features que foram descontinuadas no SQL Server 2005. Após a conclusão da varredura, a ferramenta apresenta um relatório com as possíveis incompatibilidades encontradas e configurações que devem ser alteradas antes ou após a migração para o SQL Server 2005.

O interessante é que além de apontar possíveis incompatibilidades e configurações que possam impactar na migração, ela também apresenta links que levam para uma descrição mais detalhada do problema e possíveis soluções. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo