msdn34_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Usando o Atlas Control Toolkit

Euclides Lourenço Chuma

 

Euclides Lourenço Chuma (euclides@codigocerto.com) é Matemático pela Unicamp e desenvolvedor com certificação MCAD (Microsoft Certified Application Developer). Trabalha há mais de 10 anos no desenvolvimento de softwares.

 

O Atlas é a palavra-chave do momento na área de desenvolvimento de Web com .NET, pois traz muitos benefícios para os desenvolvedores e designers. Contudo, a utilização do Atlas não é tão simples quanto um arrastar e soltar, mas existem diversos projetos para torná-lo o mais acessível a todos os desenvolvedores e o mais conhecido é o Atlas Control Toolkit, que possui Extenders prontos para serem utilizados, além de diversos exemplos de como utilizá-los.

Até o presente momento, existem 21 Extenders no Atlas Control Toolkit, e esse número está crescendo. Devido a essa grande quantidade, não vamos abordar a utilização de todos, apenas de alguns de maneira básica.

Contudo, devido a simplicidade de utilização dos Extenders, provavelmente não haverá dificuldade de utilizar os demais, além disso, sempre é bom visitar o site do Atlas Control Toolkit para saber as novidades de novos Extenders (veja seção links).

Instalando e configurando

Antes de instalar o Atlas Control Toolkit, você deve ter instalado o Visual Web Developer 2005 Express Edition ou Visual Studio 2005, e o framework Atlas, claro (consulte a edição 28 para uma introdução ao Atlas). Depois de baixar o Atlas Control Toolkit (no endereço atlas.asp.net/atlastoolkit), descompacte-o em um diretório no seu computador. Em seguida vá para a pasta AtlasControlExtender dentro do diretório onde você descompactou, execute o arquivo AtlasControlExtender.vsi e siga as instruções.

Se você tiver o Visual Basic 2005 Express Edition (ou o Visual Studio 2005) instalado em seu computador, deixe todas as opções selecionadas. Se você tiver somente o Visual C# 2005 Express Edition, selecione apenas as opções para C# (Figura 1).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo