Revista SQL Magazine 104

Nesta edição:

  • Armazenando relacionamentos hierárquicos em bancos de dados relacionais

    Estruturas de dados hierárquicos são aquelas que costumam ser visualizadas na forma de árvore, com ligações entre nós pai e seus respectivos nós filhos. Existem formas bastante interessantes de tratar hierarquias e as conheceremos nesse artigo.

  • Problemas relacionados ao uso de SGBDs XML Nativos

    Este artigo apresenta um conjunto de análises a respeito do uso de bancos de dados XML nativo. Serão listados alguns parâmetros utilizados nas análises e os problemas atuais deste tipo de banco devido à sua imaturidade e a pouca padronização das tecnologias envolvidas.

  • Cálculos avançados em SQL

    Neste artigo abordaremos o uso da linguagem SQL para cálculos avançados. Para isso, descreveremos o uso da cláusula OVER e seus complementos.

  • Ajustes de desempenho em consultas SQL

    Este artigo aborda alguns pontos a serem levados em consideração na construção de sistemas no que diz respeito à performance de consultas nas aplicações que utilizarão o banco de dados.

  • O novo conceito de armazenamento e pesquisa de dados no SQL Server 2012

    Neste artigo vamos abordar a nova plataforma de dados da Microsoft: o SQL Server 2012. Neste sentido, conheceremos dois novos conceitos: FileTable e Semantic Search. Em complemento, conheceremos também as novidades do full text search e como este se integra ao filetable e semantic search.

  • Configurando uma solução de replicação para alta disponibilidade no Oracle

    Este artigo apresenta como devemos proceder para configurar o Oracle GoldenGate de forma que ele seja utilizado como a solução de replicação de um banco de dados.

  • Desenvolvimento dirigido por testes

    O desenvolvimento dirigido por testes define uma abordagem de desenvolvimento em que as atividades de desenvolvimento são guiadas pela definição de casos de teste.