Revista SQL Magazine 94

Nesta edição:

  • Usando linguagem SQL para geração de relatórios

    Este artigo é parte de uma série e neste texto apresento recursos básicos, como uso de funções escalares, agrupamentos de dados, cláusulas SQL disponíveis e alguns operadores úteis. O estudo destes itens irá auxiliar o leitor iniciante em SQL a criar consultas e relatórios básicos.

  • Bancos de Dados Ativos

    Este artigo apresenta os fundamentos e mecanismos que cercam a tecnologia de banco de dados ativos e como estes são suportados em SGBDs comercias e de código aberto. Adicionalmente, são descritas aplicações potenciais para o emprego de tais mecanismos, bem como os desafios e limitações atuais encontrados nesta tecnologia.

  • Tuning no MySQL

    Este artigo descreve conceitualmente alguns parâmetros de configuração do Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD) MySQL.

  • Upgrade para o Oracle Database para 11g

    Este artigo apresenta todas as etapas para um upgrade manual de um banco de dados Oracle para a versão 11g. Neste contexto, falamos um pouco das razões que levam um banco de dados a ser migrado, do planejamento e dos testes que são fundamentais para o upgrade ser realizado com sucesso.

  • Certificação em banco de dados Oracle

    Neste artigo veremos como obter as principais certificações em Bancos de Dados Oracle: as certificações Oracle Certified Associate (OCA) e Oracle Certified Professional (OCP).

  • Trabalhando com o Oracle Database no Solaris

    Neste artigo veremos como instalar e configurar o sistema operacional Oracle Solaris, e como instalar e configurar o Oracle Database tendo este ambiente como hospedeiro.

  • Introdução ao Iconix

    Neste artigo será apresentada uma introdução ao Iconix, um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP, mas que usa um número reduzido de artefatos e checkpoints. Descreveremos as suas principais características e detalharemos cada uma de suas fases.