Dentre os mais diversos assuntos envolvidos no universo de Business Intelligence, em resumo são três as coisas básicas que se deve saber.

A primeira é que os investimentos em soluções que possuem ferramentas que trabalham neste conceito vêm crescendo exponencialmente. Só para 2011 a previsão de investimento nessa área é de 10,8 bilhões de dólares, uma alta de 9,8% comparada como o ano de 2010.

Grande parte do investimento realizado nos anos anteriores a 2011 vem partindo de órgãos públicos. Muito em decorrência de órgãos públicos possuírem diversos sistemas de armazenamento de dados e terem acumulado dados ao longo de mais de 50 anos. Está cada vez em maior evidência a necessidade, por parte dos gestores, de poder transformar os dados em informações úteis e significativas para tomarem suas decisões. A integração é, com certeza, um dos maiores entraves enfrentados, não só por órgãos públicos, mas também de empresas que possuem maior longevidade no mercado.

Em um segundo momento podemos citar a importância da flexibilidade no manuseio de informações que as soluções de BI podem proporcionar às empresas.

Analisando o ambiente do mercado atual, no qual as informações estão se multiplicando e cada vez mais é preciso que se construa desde panoramas mais generalistas, até panoramas mais específicos de análises, não faz sentido ter solução que não possua recursos de criação de análises gerenciais de uma maneira mais versátil – as chamadas visões de negócio, dentro do universo do BI.

O valor comercial que se consegue extrair desta ferramenta traz para suas empresas o tão sonhado diferencial competitivo e estratégico é, com certeza, o terceiro ponto.

O BI é caracterizado em gestão estratégica, e é sabido que o planejamento estratégico é um dos instrumentos mais importante que uma organização de caráter público ou privado possa ter, possuir uma solução de Business Inteligence é, de fato, ter melhores oportunidades de atingir os objetivos estratégicos de forma mais eficiente e rápida.

Claramente as soluções de BI possuem diversas outras vantagens, e é exatamente por isso que elas vêm sendo tão comentadas no Brasil e no exterior.