Utilizando Diagrama de Classes do Visual

Studio 2005 – Parte 01


wm-26-05-2008pic01.JPG

No cenário de desenvolvimento atual é muito comum utilizar tecnologias que ajudam no desenvolvimento de aplicações como Diagrama de Classes, Casos de Uso, eXtreme Programing dentre outras.

Neste artigo iremos utilizar o Diagrama de Classes do Visual Studio para o desenvolvimento de uma aplicação. O mesmo não possui tantas funcionalidades com algumas ferramentas já conhecidas no mercado, mas pode ser de grande valia para o desenvolvimento de uma aplicação de médio porte.

Desenvolvendo a Aplicação

Para isto iremos criar um novo projeto do tipo ConsoleApplication como pode ser visto na Figura 1.

wm-26-05-2008pic02.JPG
Figura 1 – Adicionando projeto do tipo Console Application

Com o projeto criado vamos adicionar um novo item que será o Diagrama de Classes. Para adicioná-lo em nosso projeto é necessário ir ao menu Project -> Add New Item e escolher o item Class Diagram conforme pode ser visualizado na Figura 2.

wm-26-05-2008pic03.JPG
Figura 2 – Adicionando Diagrama de Classes

Desenvolvendo o Diagrama de Classes

Após adicionarmos o Diagrama de Classes o toolbox apresentará todos os itens possíveis que poderemos arrastar para o nosso diagrama como pode ser visto na Figura 3.

wm-26-05-2008pic04.JPG 
Figura 3 – Itens que podem ser utilizados no Diagrama de Classes

Com o ambiente de desenvolvimento configurado podemos dar início ao desenvolvimento de nosso diagrama de classes. Para adicionar os itens, basta clicar no item desejado e arrastar para o diagrama.

Ao arrastar o item Class aparecerá uma tela onde poderemos definir algumas propriedades da classe como pode ser visto na
Figura 4, permitindo informar nome, nível de acesso e o arquivo que a mesma irá gerar ou utilizar.


wm-26-05-2008pic05.JPG
Figura 4 – Criando classe no Diagrama

Após definido as propriedades na tela anterior, teremos em nosso diagrama a classes com e ainda será habilitado uma aba de propriedade de objetos do diagrama onde para o item Class poderemos adicionar Métodos, Propriedades, Fields e Eventos como mostra a Figura 5.


wm-26-05-2008pic06.JPG
Figura 5 – Definindo Métodos, Propriedades, Atributos e Eventos

Utilizando os recursos da ferramenta desenvolvemos um simples diagrama onde temos uma classe Pessoa e desta classe desenvolvemos Funcionario, Engenheiro e AnalistaSistemas como pode ser visto na Figura 6.

wm-26-05-2008pic07.JPG
Figura 6
– Diagrama de Classes

O código das classes sempre é gerado a partir do diagrama atual sendo que qualquer alteração no mesmo replicará na alteração do código.

A engenharia reversa também acontece, ou seja, a partir das classes geradas o Visual Studio consegue gerar o diagrama de classes.

Para a funcionalidade de desenvolvimento de Diagrama de Classes o Visual Studio não possui muitos recursos, mas para deixar esta funcionalidade completa existem alguns plugins pagos que podem ser instalados e utilizados no Visual Studio.

Após a geração das classes é sempre necessário verificar os códigos gerados, corrigindo ou implementando algo que o Visual Studio não conseguiu gerar. Isto acontece principalmente nos Construtores, Métodos e Eventos, onde somente a assinatura é gerada.

Para a criação de propriedades nas classes e que o código seja gerado corretamente a melhor maneira é adicionar um Field e com botão direto no mesmo, na opção Refactor escolher a opção EncapsuledField, sendo assim o mesmo irá gerar uma propriedade para este Field, com as funções get e set automaticamente.