De que se trata o artigo

O artigo trata das melhorias e novidades do Windows Phone 7.5, mais conhecido por seu codinome Mango. A mesma é a última versão do sistema operacional e já está disponível no Brasil.

Em que situação o tema é útil

Para o desenvolvimento de aplicações que utilizem recursos de câmera, banco de dados locais, áudio e notificações na tela do celular, além de mostrar técnicas para analisar pontos críticos da aplicação, tais como o uso de memória e performance da aplicação.

Windows Phone 7.5

O desenvolvimento mobile com Windows Phone 7 começa a ganhar mais espaço no mercado, principalmente por já está disponível no Brasil. O Objetivo deste artigo é mostrar as novas funcionalidades da versão 7.5 do Windows Phone, focando em suas novas features e mostrando as possibilidades que você encontra na plataforma. Serão mostrados recursos como: banco de dados locais, câmera, marketplace, entre outros.

O Windows Phone 7 ainda é uma plataforma muito nova no mercado. Mesmo assim já é possível dizer que a tecnologia veio para concorrer de frente com outros sistemas operacionais mobile (Android e IOS). No início do artigo é visto as novidades de templates do Visual Studio. Estes templates servem para você desenvolver tipos específicos de aplicações, desde um simples Hello World até o uso de áudio com streaming.

Nota: A palavra Mango foi apenas um codinome utilizado internamente pela Microsoft e é uma das formas que você irá encontrar conteúdo na internet a respeito desta versão. Porém o novo Windows Phone atende comercialmente por Windows Phone 7.5. Já para nós desenvolvedores, sempre devemos procurar pela versão Windows Phone O.S. 7.1 quando desejarmos encontrar o SDK (ou sua documentação).

Marketplace no Brasil

Uma das principais novidades do Windows Phone é o Marketplace disponível no Brasil. Desta forma, você tem a possibilidade de publicar suas aplicações a nível nacional, além de continuar publicando mundialmente.

Para quem já é desenvolvedor e já possui aplicativos publicados, ao republica-lo, verá o Brasil listado como um dos mercados.

O App Hub mostra todas essas questões de forma simples e direta, você não terá problemas para realizar esse processo.

O App Hub é o site oficial que centraliza a publicação de aplicações para o Windows Phone. Na seção Links você confere o endereço completo para acesso.

Templates Visual Studio

Uma das grandes novidades da nova versão do Windows Phone é os novos templates incluídos no Visual Studio. Através do menu File -> New Project, na guia Silverlight for Windows Phone(Figura 1) você encontra todos eles. Na Tabela 1, você encontra a descrição completa de cada templates.

Figura 1. Templates disponíveis

Nota: Este artigo não irá abordar a instalação e configuração das ferramentas necessárias, para isto, veja a seção Links.

Template

Descrição

Windows Phone Application

Template que cria uma aplicação em branco. O mais simples dentre os disponíveis. Neste você terá apenas uma tela com basicamente nenhum código pronto.

Windows Phone Databound Application

Este template já vem preparado para a conexão com algum banco de dados. O mesmo adiciona um ListBox que você pode preencher com informações.

Windows Phone Class Library

É uma biblioteca de classes que gera uma DLL que pode ser redistribuída pelo desenvolvedor. Use esse template quando precisar reutilizar suas classes em outros projetos Windows Phone.

Windows Phone Panorama Application ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo