Comandos Básicos do Linux

Olá  Pessoal, neste artigo estarei dando continuidade sobre explicações dos comandos essenciais para quem precisa utilizar o Linux. Aqui estarei apresentando outros comandos de manipulação de diretórios no Linux.

pwd

O primeiro comandos que vamos ver é o pwd, este comando é muito útil, pois com ele conseguimos ver qual é o diretório atual que estamos navegando, como se pode perceber na Figura 1 abaixo.

Comando PWD
Figura 1: Comando pwd

mkdir

Outro comando comando é o mkdir, com ele noa conseguimos criar um diretório. Para criar uma pasta é somente digitar o comando mkdir seguido do nome da pasta que você deseja criar, como se pode ver na 1 abaixo.

Comando MKDIR
Figura 2: Comando pwd

rm

O comando rm inicialmente é utilizado para apagar um arquivo, porém se utilizado com o parâmetro -r é possível apagar um diretório e todo o seu conteúdo. 

cd

Mais um comando que vamos ver é o cd, com ele é possível navegar entre os diretórios. Este, como os anteriores, é um comando muito simples, basta digitar o comando cd seguido do caminho do diretório onde você quer acessar.

 Para melhor exemplificar vamos usar o seguinte exemplo, levando-se em consideração que temos a seguinte árvore de diretório.

/
|---------home
|-------------------bruno
|------------------------pasta01
|------------------------pasta02
|-----------------------------arquivo01

Supondo que estamos no diretório T/home/bruno, e queremos acessar a Tpasta02, para a isso digitaremos o seguinte comando: cd pasta02. Como estamos no diretório /home/bruno, que contém as pastas pasta01 e pasta02,  não é necessário digitar o caminho absoluto da pasta, somente o nome da pasta, que está em um diretório acima. Agora, supondo que estamos na pasta02 e temos que acessar o diretório /home/bruno, neste caso teremos que digitar o caminho absoluto, como neste exemplo:  cd /home/bruno.

Se tivermos em um outro diretório qualquer, e temos que volta para o diretório home do usuário que está logado no sistema, basta digitar o comando  cd seguido do til ( cd ~).

Um último exemplo, agora estamos no diretório /home/bruno e temos que ir para o diretório /home, como o diretório /home está em um diretório abaixo do diretório que estamos, basta digitar o comando cd seguido de .. (cd ..).

saiba mais Veja também como Listar Diretórios no Linux

Assim terminamos este artigo sobre diretórios no Linux. Espero que tenham gostado. Deixem suas críticas e sugestões que estarei dando atenção as mesmas.

Links Úteis

  • Curso de PHP e MVC: Como fazer um CRUD 1:N:
    Neste curso você aprenderá a implementar um sistema de CRUD com duas entidades que se relacionam de forma 1:N em PHP, usando para isso o padrão arquitetural MVC.
  • Você conhece o método chinês?:
    O método chinês é uma técnica de depuração manual, amplamente utilizada no meio acadêmico, mas especialmente útil quando precisamos analisar um código sem ter o apoio de um editor.
  • Criando meu primeiro projeto no Java:
    Neste curso você aprenderá a criar o seu primeiro programa com Java, e não, ele não será um simples “Hello, World!”. :) Para isso, vamos começar ensinando como instalar o Java e preparar o ambiente de desenvolvimento.

Saiba mais sobre Engenharia de Software ;)

  • Guias Engenharia de Software :
    Encontre aqui os Guias de estudo sobre os principais temas da Engenharia de Software. De metodologias ágeis a testes, de requisitos a gestão de projetos
  • Gestão de Projeto:
    Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como gerenciar projetos de software. Confira abaixo a sequência de posts que te guiarão do básico ao avançado em Gestão de Projetos.
  • Requisitos, Modelagem e UML:
    Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como elicitar requisitos, gerenciá-los e modelar o software com as principais técnicas do mercado. Abaixo, confira os posts que te auxiliarão ao longo desse aprendizado.