Revista Engenharia de Software 31: Modelagem de negócio

Nesta edição:

  • A importância do estado de “Não ter Ideias”

    Artigo da Revista Engenharia de Software edição 31.

  • Modelagem de Negócio

    Antes de pensarmos no software que será desenvolvido, precisamos entender o domínio do negócio de que este software fará parte. Neste sentido, este artigo trata da importância de entender a estrutura e a dinâmica do negócio antes de começar o desenvolvimento de algum projeto de software, e discutirá algumas notações para se modelar os processos de negócio.

  • O Processo de Medição de Software

    Neste artigo destacamos a medição de software como uma área fundamental na melhoria de processo, abrangendo conceitos e suas abordagens para implantação no programa MPS.BR.

  • Método de Análise e Projetos em SOA – Parte 1

    Neste artigo descrevemos um método de Análise e Projeto em SOA criado a partir do estudo de propostas existentes e de boas práticas.

  • Pessoas, motivação e software

    Este artigo destaca a importância das pessoas no processo de desenvolvimento de software, um elemento indispensável, mas que por vezes não é tratado da forma adequada pelas organizações na área de Tecnologia da Informação.

  • ICTGBOK e CGBOK: corpos de conhecimento em governança

    Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta de criação de “corpos de conhecimento”: ICTGBOK e CGBOK, no sentido de instrumentalizar as equipes e organizações a obterem melhores resultados na aplicação de Governança em seus ambientes.

  • Refatoração para Padrões – Parte 4

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

  • Diagramas de Atividades

    Esse artigo apresenta o Diagrama de Atividades, modelo disponível na UML para modelagem de ações/atividades bem como fluxo de controle entre elas. Essa representação pode se dar em vários níveis diferentes demonstrando a versatilidade dessa ferramenta. Diagramas de atividades podem ser poderosos aliados no esforço de documentar de forma eficiente um sistema em construção.