O NuGet, que antes chamava-se NuPack, é um gerenciador de bibliotecas para aplataforma .NET; mais você deve estar se perguntando: por que eu preciso de uma ferramenta como está, se tenho uma IDE tão poderosa como o visual studio? A reposta é simples observe a figura abaixo, ela irá te ajudar a entender do que estou falando:

.NET: NuGet

O que aconteceu acima? a versão de uma das dll´s utilizadas pela biblioteca está com a versão diferente, causando assim o erro acima. O NuGet (formamente chamado de NuPack) visa justamente evitar este tipo de problema, gerenciando as bibliotecas e garantindo que todas as dll´s de um pacote estejam atualizadas para que possam funcionar perfeitamente. O NuGet foi inspirado no projeto em ruby e pode ser utilizado livremente dentro do visualt studio 2010.

Trabalhando com o NuGet

O NuGet pode ser baixado aqui. Para começar a utilizar o NuGet é muito fácil; após ter baixado o arquivo, ao executar o mesmo será instalado fácilmente, o NuGet é uma extensão para o visual studio 2010. Para você encontrar o NuGet vá em Tools/Library Package Manager conforme a figura abaixo:

.NET: NuGet

Modos de Utilização

O NuGet pode ser utilizado de duas formas; utilizando caixas de dialogo e ele ainda conta com uma console, onde os pacotes podem ser gerenciados atravéz de comandos.

Pacotes no Nuget

O NuGet tem um repositório oficial, onde se encontram os pacotes disponíveis, que podem ser baixados, instalados e utilizado. O primeiro passo é visualizar os pacotes disponíveis. Observe a figura abaixo:

.NET: NuGet

Após encontrar o pacote desejado, basta apenas clicar em install, o mesmo será instalado. Quando a instalação do pacote está completa, aparece um icone ao lado do pacote, ao invéz do botão:

.NET: NuGet

No caso do pacote utilizado como exemplo, ao navegar pelo solution explorer, você vê uma referência para o pacote instalado, e se ele tiver alguma referência a outras dll´s, as mesmas também estarão lá e com a respectiva versão utilizada pelo pacote.

O NuGet grava um arquivo chamado packages.config, que contém informações sobre os pacotes instalados no projeto, veja a imagem abaixo:

.NET: NuGet

NuGet e o Package Manager Console

Como dito anteriormente, o NuGet trabalha também com um poderoso console. Para cessá-lo basta acessar o menu do visual studio, conforme mostra a figura abaixo:

.NET: NuGet

No package manager console, você pode utilizar o comando list-package para listar todos os pacotes instalado. O comando list-package é na verdade, alias para o comando get-package. Observe um exemplo de utilização do comando:

.NET: NuGet

Você pode ainda filtrar sua consulta com o comando: list-package–filter nome_bibioteca. Observer o exemplo abaixo:

.NET: NuGet

Instalando o pacote via Package Manager Console

Para instalar algum pacote, é muito fácil também é só digitar no console co comando install-package nome_pacote. Observer o exemplo abaixo:

.NET: NuGet

Veja que destaquei em vermelho, o projeto em que será instalado o pacote, você precisa especificar antes de instalar o pacote. Para remover o pacote , é bem simples também, basta usar o comando uninstall-package nome_pacote. Observer o exemplo abaixo:

.NET: NuGet

Para atualizar, também, é muito fácil; comando update-package nome_pacote. Observer o exemplo abaixo:

.NET: NuGet

Bom pessoal espero que tenham gostado do artigo, e que vocês possam tirar o máximo de proveito desta ferramenta. Confesso que gosto muito dela, por que, ao trabalhar com pacotes como Nhibernate, sempre tinha problemas com versão de dll e com o NuGet este “problemas acabaram”. Um abraço e áté o próximo artigo.

Links Úteis

  • O que é NuGet?:
    Neste curso aprenderemos o que é o NuGet, o gerenciador de pacotes para projetos .NET.
  • jQuery Scroll: Como saber se o usuário rolou a página até o fim:
    Aprenda a detectar o movimento da barra de rolagem usando jQuery para identificar quando o usuário chegou ao final da página.
  • Enums no Java:
    Aprenda nesse microexemplo como criar e utilizar enums no Java. Confira como esse poderoso recurso permite a definição de um conjunto limitado de valores para uma variável.

Saiba mais sobre NuGet ;)

  • Gerenciamento de pacotes com o NuGet:
    Neste artigo aprenderemos a instalar pacotes em projetos .NET utilizando o gerenciador NuGet no Visual Studio.
  • NuGet:
    Este artigo fala de uma nova extensão do Visual Studio 2010, patrocinada pela Microsoft e pelos desenvolvedores independentes do projeto Nubular (NU), chamada NuGet.
  • Gerenciando dependências em projetos .NET com a extensão NuGet:
    Veja neste artigo como utilizar a ferramenta NuGet a partir do Visual Studio. Essa extensão tem por finalidade principal gerenciar as bibliotecas utilizadas em aplicações .NET.