Revista Engenharia de Software Magazine 72

Nesta edição:

  • Conheça os 7 hábitos das equipes altamente ágeis

    É muito importante entender que os conceitos do Manifesto Ágil definem preferências e não alternativas no desenvolvimento de software. Para seguir estes conceitos, deve-se valorizar mais a certas coisas do que a outras.

  • Engenharia de Requisitos Ágil

    Neste artigo é apresentada uma maneira de documentar os requisitos do software em uma ferramenta livre de documentação colaborativa denominada Dokuwiki. Além disso, veremos uma abordagem geral sobre o Domain Driven Design (DDD).

  • Enterprise Architect: Levantamento de requisitos e técnicas de Elicitação

    Este artigo discute o que é realizado durante o levantamento de requisitos, os tipos de requisitos existentes, as técnicas de elicitação mais utilizadas e um exemplo de ferramenta que apoia essa etapa, demonstrando algumas de suas funcionalidades.

  • Saiba como introduzir inovações em seu processo

    Esse artigo apresenta um processo para apoiar as organizações na introdução de inovações que representem melhorias em seus processos, como novas técnicas, métodos e ferramentas.

  • Teste de Software: Implantação de metodologias - Parte 1

    Este artigo apresenta uma série de processos de teste que podem ser implantados em organizações. O conteúdo apresentado faz parte de um estudo que foi realizado com objetivo de implantar uma metodologia de testes em uma empresa de desenvolvimento.

  • Visual SourceSafe: Gerenciamento de códigos-fonte

    Este artigo aborda a importância da gerência de configuração dentro das empresas de software destacando as principais funcionalidades do Visual SourceSafe e a construção de um exemplo prático que apresenta como realizar o controle de versão.

  • Sistema de controle de versão em projetos web

    Neste artigo discutimos as soluções disponíveis para o controle de versões, abordamos as vantagens e desvantagens do uso de um sistema de controle de versões e apresentamos um estudo de caso do emprego de um sistema de controle em projetos web.

  • Teste de integração na prática

    Este artigo discute o tema testes de integração, expondo cada uma das estratégias que podem ser utilizadas e, ao final, apresentada um exemplo de sua aplicação usando o Hibernate Framework com o banco de dados MySQL.