Revista Engenharia de Software Magazine 64

Nesta edição:

  • Como a agilidade lida com a complexidade

    Este artigo traz uma reflexão sobre o que é ser ágil e introduz a complexidade como cerne da questão. Você terá contato com os principais alicerces das práticas ágeis mais conhecidas (Scrum, XP e Manifesto Ágil).

  • Aprendendo XP usando jogos

    Este artigo apresenta um jogo eletrônico desenvolvido para dispositivos moveis como forma alternativa para tornar o ensino da engenharia de software interativa no método ágil eXtreme Programming (XP).

  • Ferramentas de desenvolvimento ágil distribuído

    Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre ferramentas para DAD com o intuito de descobrir quais são os tópicos abordados e quais ferramentas foram avaliadas.

  • Desvendando o Gerenciamento de Projetos – Partes 1 e 2

    Este artigo retrata conceitos úteis no gerenciamento de qualquer projeto envolvendo tecnologia da informação, desde desenvolvimento de aplicações simples até implantações complexas de ERP.

  • A gestão de conhecimento e a TI – Parte 2

    Este artigo apresenta um conjunto de categorias de ferramentas que podem ajudar na gestão eficiente do conhecimento organizacional. A aplicação dos conceitos da gestão do conhecimento deve ser apoiada pelo uso de ferramentas.

  • Como aposentar sistemas

    Ao realizar a desativação efetiva de um sistema, pessoas, equipamentos e organizações estarão preparados para reutilizar o que for possível e minimizar problemas futuros. É sobre isso que abordaremos neste artigo.

  • Definição de processos considerando restrições do projeto

    Nesse artigo será descrito um modelo de ciclo de vida escolhido baseado nas restrições da empresa contratada para desenvolver o software e o projeto solicitado.

  • Coleta de requisitos de software usando questionários

    Veja nesse artigo como utilizar questionários para realizar a coleta de requisitos de software de uma maneira que se garanta a cobertura dos tipos de requisitos e também a profundidade necessária para evitar falta de informações.

  • Uso prático do BABOK

    Este artigo apresenta técnicas de coleta e análise de requisitos, também a realização do processo de análise de negócio para o desenvolvimento de um sistema de automação para CMEI´s, baseado no guia BABOK.