Guia de Linguagem

Carreira Programador Delphi


Neste guia de estudos você encontra os conteúdos que precisará para se tornar um programador Delphi completo. Confira a sequência de cursos e exemplos que te guiarão do básico ao avançado em Delphi.

Introdução

O Delphi é uma plataforma de desenvolvimento composta por um IDE, uma linguagem e um compilador – todos com o mesmo nome: Delphi. Com ele você pode desenvolver diferentes tipos de aplicação, principalmente desktop e mobile.

Para lhe ajudar a ter uma visão geral sobre o Delphi separarmos aqui este DevCast:

Agora que você já possui uma visão geral, seu próximo passo é saber melhor o que é o Delphi e o que podemos fazer com ele. Para isso sugerimos o curso abaixo:

Primeiros passos

Um dos primeiros passos é conhecer a IDE (ambiente de desenvolvimento), saber como criar formulários, salvá-los e organizar o projeto como um todo. Em seguida aprender um pouco sobre como manipular componentes visuais (buttons, edits, etc.), estes recursos estão disponíveis no link abaixo:

Sabendo trabalhar com componentes visuais e como organizar o seu projeto, você já pode criar sua primeira aplicação em Delphi utilizando técnicas de programação utilizadas no dia a dia dos desenvolvedores:

VCL

A próxima etapa será assistir este curso completo de Delphi e entender mais sobre a linguagem e sobre a VCL (Visual Component Library), estrutura de repetição/condição, escopo de uma unit, tratamento de exceção, depuração, herança de formulários, orientação a objetos, acesso a dados e muito mais, confira abaixo:

Tratamento de erros

Você reparou que a seção de tratamento de erros do curso acima é bem extensa? Isso porque é uma técnica muito importante para o bom funcionamento da aplicação.

Os mecanismos de tratamento de exceções nos permitem contornar a ocorrência de erros dentro da aplicação, evitando que elas travem, fechem e acabem prejudicando a experiência do usuário. Com o curso a seguir você pode se aprofundar no assunto:

Acesso a Banco de dados

Acessar banco de dados é primordial em qualquer tecnologia, não é verdade? A tecnologia indicada atualmente para trabalharmos com banco de dados no Delphi é a biblioteca FireDAC. Esta biblioteca de componentes é responsável por encapsular e abstrair toda comunicação com os mais diversos bancos de dados, como por exemplo: MySQL, Firebird, SQLServer, Oracle, SQLite, entre outros. Com o conteúdo abaixo você aprenderá a trabalhar com FireDAC:

E para conhecer os principais conteúdos que você precisa estudar, como programador, para trabalhar com bancos de dados, acesse:

Orientação a Objetos

Trabalhar orientado a objetos é primordial no desenvolvimento de software. Neste momento você já está bem ambientado com o Delphi e já deve ter reparado que a linguagem implementa todos os conceitos desse paradigma, como classes, herança, polimorfismo, etc. Por isso, sua próxima etapa é aprofundar-se nesses conceitos com os artigos a seguir:

Agora você está pronto para trabalhar com lista de objetos e outros projetos que empregam os conceitos sobre POO. Pratique com os conteúdos a seguir:

Avançando no Delphi

Agora que você já conhece bem o Delphi, seus componentes e já criou suas primeiras aplicações, separamos aqui alguns tópicos que lhe ajudarão a aperfeiçoar suas técnicas de programação.

Memory Leak

Um erro comum entre os programadores Delphi é não liberar os objetos da memória após criá-los, ocasionando o chamado memory leak (vazamento de memória). Veja no curso abaixo como identificar e corrigir esse problema:

Herança visual

No Delphi temos a possibilidade de utilizar herança entre componentes visuais. Esse recurso é especialmente útil em aplicações com muitas janelas semelhantes, pois nos permite reaproveitar boa parte do código e facilitar sua manutenção. No curso abaixo você verá uma opção de uso desse recurso, que depende da utilização do operador class of da linguagem Delphi.

RTTI

O RTTI é um recurso do Delphi que permite obter e alterar informações geradas pelo compilador acerca das classes em tempo de execução. É por meio dele que aplicamos a técnica de reflection no Delphi.

FireMonkey

O FireMonkey é uma alternativa à VCL. Trata-se uma biblioteca de controles visuais e não visuais, escritos em Delphi, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicações independentemente de S.O (inclusive independente da API Win32). Quer saber mais sobre essa ferramenta? Confira o curso abaixo:

DataSnap

DataSnap é uma tecnologia que permite implementar sistemas distribuídos e aplicações multicamadas, tanto para aplicações desktop como para aplicações mobile.

Mobile

Uma das maiores novidades do Delphi é a possibilidade de desenvolver aplicativos para Android e iOS. No curso abaixo você dará os primeiros passos no desenvolvimento de aplicativos em Delphi para Android.

Mais sobre Delphi

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Delphi, os quais você pode conferir no Guia de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de Delphi clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?