Guia de Linguagem

Carreira Programador PHP


Neste guia de estudos você encontra os conteúdos que precisará para se tornar um programador PHP completo. Confira a sequência de cursos e exemplos que te guiarão do básico ao avançado em PHP.

Primeiros Passos

Existem muitas razões para usar o PHP para a programação de aplicações web. Em primeiro lugar, é uma linguagem livre, sem taxas de licenciamento, de modo que o custo de usá-la é mínimo. Além disso você tem a liberdade de escolha de sistema operacional e de servidor web. Para lhe ajudar a planejar seus estudos separamos aqui um DevCast em que demos algumas dicas para quem está iniciando:

E aí, curtiu o bate-papo? Então dê o start nos estudos sobre essa linguagem com o curso abaixo, que lhe apresentará seus conceitos iniciais e principais características:

Para prosseguir e começar a programar em PHP você precisará prepara seu ambiente de desenvolvimento, instalando o interpretador da linguagem, um servidor web e um banco de dados. Todo esse processo é demonstrado no curso a seguir:

Pronto para conhecer a linguagem mais a fundo? Então vamos lá. Abaixo separamos dois conteúdos bem rápidos que lhe apresentarão em poucos minutos como realizar duas tarefas comuns na programação web: como criar uma classe e como receber dados de formulários. Na sequência você pode ver o curso completão sobre a linguagem:

Já o curso a seguir lhe apresentará um conceito muito importante que é o tratamento de exceções, fundamental para todo programador PHP:

Na sequência você pode aprender a trabalhar com bancos de dados. Para dar os primeiros passos, confira os conteúdos abaixo:

Para conhecer os principais conteúdos que você precisa estudar, como programador, para trabalhar com bancos de dados, acesse:

E para por em prática os conteúdos aprendidos até aqui, veja abaixo um exemplo de como construir um formulário completo em PHP, com validações no front-end e no back-end e usando o Bootstrap:

Arquitetura MVC

O padrão MVC é amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicações web, e saber implementá-lo é importante para garantir uma melhor qualidade e manutenibilidade do software. O próximo passo na sua linha de aprendizado é implementar esse padrão em PHP utilizando apenas recursos básicos da linguagem, ou seja, sem empregar frameworks. Mas antes disso, entenda melhor o que é o MVC:

Agora que vimos como funciona a estrutura MVC, percebemos que é comum que tenhamos um arquivo para cada classe da aplicação, ou seja, o número de arquivos em uma aplicação real tende a ser tão grande quanto o escopo que ela visa atender.

Para auxiliar na utilização desses diversos arquivos, normalmente utilizamos a técnica de autoload e, mais especificamente, é comum fazer isso usando o Composer, que é o gerenciador de dependências do PHP. Sendo assim, confira nos cursos abaixo o que é o Composer e como implementar o autoload, pois esses conceitos serão fundamentais para prosseguir no aprendizado do PHP com MVC.

Neste ponto, em que você já conhece os conceitos iniciais, já pode criar as suas primeiras aplicações utilizando o padrão MVC:

Laravel

O Laravel é atualmente um dos frameworks PHP mais utilizados no mercado. Ele implementa o padrão MVC e conta com diversos recursos que aceleram o desenvolvimento de aplicações web em PHP. Para começar a utilizá-lo sugerimos os cursos abaixo:

Em seguida, já conhecendo o framework, você pode praticar com os seguintes cursos, que lhe guiarão no desenvolvimento de aplicações reais com o Laravel:

O Laravel conta também com uma API de autenticação que simplifica a implementação de controles de acesso em suas aplicações. Para aprender a utilizá-la, confira o seguinte curso:

Após desenvolver suas aplicações web, sejam elas de interface gráfica ou web services, é hora de publicá-las. Para isso, atualmente é e comum o uso de plataformas de computação em nuvem, que oferecem mecanismos de publicação eficientes e fáceis de usar. Uma dessas plataformas é o Heroku, a qual usamos no curso abaixo para fazer o deploy do seu projeto Laravel na nuvem:

Web services RESTful com Laravel

O uso de web services está cada vez mais comum, principalmente devido ao grande crescimento de desenvolvimento mobile nos últimos anos, e a necessidade de integrar esses apps com projetos já existentes e desenvolvidos em diferentes linguagens.

O padrão REST é utilizado na construção de web services (chamados RESTful) que se baseiam no protocolo HTTP e que independem de linguagem de programação e plataforma. Sendo assim, ao construir um serviço RESTful em PHP, Java, C#, etc, ele poderá ser consumido por aplicações clientes construídas com qualquer tecnologia.

Para saber mais sobre esse padrão, confira o curso abaixo:

E aí, entendeu o que é REST? Então, mãos à obra! Você já pode desenvolver seus primeiros web services RESTful com Laravel, que também possui recursos para a criação desse tipo de aplicação:

E da mesma forma que fazemos em aplicações web com interface do usuário, é fundamental garantir a segurança de nossas APIs. No Laravel, uma forma de fazer isso é usando a biblioteca Passport:

Mais sobre PHP

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre PHP, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode conferir todo o conteúdo de PHP clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?